Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Suspensas ações individuais referentes ao piso nacional do magistério no 2º Juizado da 2ª Vara da Fazenda Pública

    Publicado por Veredictum
    há 13 anos

    Em decisão liminar, a Juíza Mara Lúcia Coccaro Martins suspendeu hoje (14/9) as ações individuais em tramitação no 2º Juizado da 2ª Vara da Fazenda Pública que pedem o pagamento do piso nacional aos professores gaúchos, até que a demanda coletiva ajuizada pelo Ministério Público seja julgada. De acordo com a magistrada, o objetivo é garantir celeridade e uniformidade nas decisões.

    A Ação Civil Pública foi proposta pelo Ministério Público contra o Estado do Rio Grande do Sul e buscando a implantação do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, previsto na Lei nº. 11.738/08, em vigor desde 1º/01/2008. Em pedido liminar, o MP solicitou, além da suspensão das ações individuais sobre o mesmo tema na Vara, a exibição de documentos e que fosse determinado ao Estado que a inclusão no orçamento, para o ano de 2012 e seguintes, de previsão orçamentária para cumprimento da Lei.

    Decisão

    Também foi deferida parte da liminar para determinar que o Estado apresente documentos necessários para a resolução do processo e que somente a parte ré possui. A respeito da previsão orçamentária, a magistrada enfatizou que não é possível conceder a liminar neste momento, em razão da vedação prevista no artigo da Lei nº. 8.437/92, que impede a concessão de liminar em ação civil pública sem a prévia audiência do representante judicial da pessoa jurídica de direito público. A análise desse último pedido será feita posteriormente.

    Ações individuais

    Ao fundamentar sua decisão de suspender as ações individuais em tramitação no seu juizado, a Juíza Mara Lúcia Coccaro Martins destacou importância de uma nova forma para o tratamento das ações de massa, que são demandas individuais contendo os mesmos pedidos.

    Lembrou que, a partir da redemocratização do país, o Judiciário passou a receber milhares de ações buscando direitos patrimoniais (como as perdas financeiras com os planos econômicos das décadas de 80 e 90, na área da poupança) e sociais (pedidos de medicamentos ou de internações, entre outros). Isso fez com que a Justiça fosse inundada pelas ações de massa. Ressaltou ainda que os réus se repetem, sendo que 83% das ações ajuizadas contra Pessoas Jurídicas são movidas contra o próprio Estado do Rio Grande do Sul (41%), as empresas de telefonia (23%) e os bancos (19%). No entendimento da magistrada, a única forma de enfrentar o fenômeno, de forma eficiente, é através da potencialização do uso das ações coletivas, como a presente.

    Destacou que as ações coletivas proporcionam uniformidade nas decisões; reduzem o tempo de tramitação dos processos, pois reúnem milhares de ações em apenas uma; e geram economia de recursos financeiros que, ao final, são suportados pela própria sociedade.

    Ação coletiva nº 00111102463079

    Fonte: TJRS

    • Publicações1981
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações116
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suspensas-acoes-individuais-referentes-ao-piso-nacional-do-magisterio-no-2-juizado-da-2-vara-da-fazenda-publica/2896855

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)